29 de novembro de 2008

Sobre as enchentes

Recebi um e-mail perguntando se eu não iria escrever nada sobre as enchentes, que estão produzindo uma situação MUITO desesperadora em algumas cidades de Santa Catarina. Na bem da verdade, não tenho o que dizer. Somente lamento profundamente que o Brasil, um grande e rico país, não está preparado para salvar seus cidadãos da chuva - algo que nos atinge desde que fomos feitos gente.

É desolador. Cada vez que nos chega a vez de um novo descalabro da natureza, aumenta a dor e também a impaciência. E a pergunta a que ninguém quer responder, embora todos nós saibamos que tem resposta: até quando viveremos (ou viverão os mais pobres) à mercê da chuva, do vento, da seca, quando sabemos que todos esses fenómenos têm solução numa organização humana da existência? Até quando olharemos para outro lado, como se o ser humano não fosse importante? Estas várias pessoas que morreram em Santa Catarina, neste Brasil onde estou agora, não tinham que ter morrido por esta morte. E isto, todos nós sabemos e temos uma parcela de culpa.

Nos resta esperar que o governo mobilize todas as possíveis forças para ajudar seus cidadãos, nossos companheiros de pátria.

Nenhum comentário: