5 de setembro de 2008

A cabana

Hoje finalizei mais um livro: A Cabana.

Há duas semanas atrás, quando enxerguei-o na prateleira da livraria, logo gostei da capa. Não sei bem o porquê (talvez até nem tenha explicação), mas sou fascinado por capas. Acho simplesmente que elas são a chave do sucesso de um livro ou de um filme. Na capa, óbvio, aparece uma cabana. Mas não uma cabana simples, como imaginaríamos naquele mundo irreal e utópico: uma cabana muito velha e bem destruída pela ação incansável e diária do tempo. O fundo é a noite, em um preto azulado, com o céu repleto de estrelas cintilantes, e dá para perceber que está nevando, pois o chão do lado de fora da cabana está branquinho, branquinho.

Bom, a história do livro é a seguinte:

A personagem principal, Mackenzie (chamado de Mack), é um senhor, pai de família, conciliador e "de bem com a vida". Até um final de semana que tenderia a ser normal: viagem com as crianças para o que eu imagino que seja uma reserva ambiental, com grandes planícies e árvores verdes, riachos e monitores (pessoas) cuidando do meio-ambiente.

Quando menos se espera, Mack surpreende-se, após um bom pedaço do livro, com sua filha mais nova, Missy, sendo raptada e brutalmente assassinada por um maníaco.

Após este fato, Mack simplesmente mudou. A "Grande Tristeza", como ele mesmo se refere, instaurou-se na vida dele e virou sua companheira - de fato. Até que um dia ele recebe, em sua caixa de correio, um bilhete, chamando-o para um encontro - NA CABANA. E o mais estranho: assinado, simplesmente, por DEUS.

É isso mesmo. Deus.

O que Mack encontrou na cabana, não parece que vá chamar a atenção e prender o leitor realmente. Eu mesmo achava isto quando comecei a ler o livro. Mas simplesmente este livro modificou meus olhos, ou o jeito que eu enxergo o mundo. Aconselho todo mundo a lê-lo, e a distribuir, dar de presente a quem quer que seja. É uma história verídica, narrada pelo próprio Mack, que vale a pena ler. É daqueles livros que servem de lição, PARA O RESTO DA VIDA.

Nenhum comentário: