14 de dezembro de 2008

E eu com esses números!

"Última edição do Guiness Book, corações a mais de mil... e eu com esses números!"

Não, esse post não é sobre a música "Números", dos Engenheiros do Hawaii, composta pelo Humberto Gessinger em meados de 1999 (não lembro direito a data). É justamente para falar sobre a origem dos números.

Os números, da forma como nós escrevemos, são compostos por algarismos, chamados "algarismos arábicos" (1, 2, 3, 4, etc.). São chamados assim para distingüir dos algarismos romanos (I, II, III, IV, etc.). Foram os árabes que popularizaram estes números, mas sua origem remonta aos comerciantes fenícios, que os usavam para fazer as suas contas e fecharem suas contabilidades comerciais nos finais de dia.

Mas já te perguntaste por que o 1 se chama "um", o 2 se chama "dois", o 3, "três, e assim por diante? Qual a lógica disso tudo?

São os ângulos!

Os números arábicos, escritos em suas formas primitivas, tinham o número de ângulos equivalente ao próprio número, ou seja, quanto mais ângulos, maior era o número!

Escreva os números arábicos em um papel e conte o número de ângulos de cada um deles... é impressionante!

(Obs.: este post é somente para fazer o leitor pensar mais um pouco sobre o que as crianças de hoje estão aprendendo nas escolas. Para elas, é ensinada a matemática "por osmose". A criança não aprende a fazer contas, na verdade ela "se acostuma" a fazê-las, através de trocentos exercícios. Não é ensinado que o processo de contagem TAMBÉM é uma função matemática, e que basta entender o funcionamento da função para executar qualquer cálculo matemático.)

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