19 de outubro de 2007
A grande engenharia da natureza
Todos os dias, seja quando ligamos o rádio às 6h da manhã enquanto estamos no ônibus, ou quando assistimos ao telejornal antes de dormir, ouvimos pessoas defendendo o meio-ambiente e a natureza. E hoje eu não venho criticá-las, mas sim tratar o mesmo aspecto por uma ótica um pouco diferente das demais: A MINHA. E pelo exemplo mais simples, vamos adentrar neste projeto em constante execução, e que foi projetado pelo melhor engenheiro e arquiteto que haverá de existir: A CASCA DO OVO.
A casca de um ovo comum não é frágil, mesmo sendo finíssima. Já tentou quebrar um ovo entre as palmas das mãos, apertando as suas pontas? Se sim, é provável que não tenha conseguido... O esforço necessário para que isso aconteça não é pequeno!
A resistência externa extraordinária da casca do ovo existe única e exclusivamente por causa da sua forma convexa (ou "oval"). Na verdade, a resistência é a mesma da de qualquer tipo de abóbada ou arco.
A figura ali em cima mostra o arco de uma janela feita de pedra. O peso (que chamamos simplesmente de "S") aperta as pedras (por causa da gravidade) que estão na parte central do arco.
Quando uma pessoa te empurra, o que acontece? Se a força for suficiente, vais cambalear. É a mesma coisa! Com certeza o peso da gravidade somado aos das pedras que estão em cima faria a pedra cair!
Mas não é o nosso caso. A pedra está disposta nessa forma justamente pra não cair. Ela é a "chave da abóbada", o tão procurado segredo o qual os free masons (maçons operativos - livres) possuíam nos séculos passados (só eles tinham o conhecimento necessário pra construir abóbadas). E como ela não pode cair, pra onde ela vai cambalear? Pros únicos lugares que ela pode, que são os lados! Assim, com a força distribuída lateralmente, mesmo que a força que vem de cima seja muito grande, o arco não se rompe. Em compensação, se a força fosse exercida de baixo para cima, o arco se romperia facilmente! É pura lógica!
O ovo também é um arco. Denominamos esse tipo de "abóbada fechada". A galinha, quando está chocando, nem esquenta a cabeça por causa do seu peso em cima dos ovos! E pra termos noção do quão grandiosa é esta obra de engenharia, quando o filhote precisa deixar o ovo, ele quebra facilmente com o seu bico, já que de dentro pra fora não existe nenhuma força predominante que o impeça de fazer isso! Com certeza o arquiteto/engenheiro pensou em tudo (principalmente na segurança do pinto indefeso) quando construiu esta obra que na maioria das vezes passa despercebida por nós: A CASCA DO OVO.
Fascinante, não?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário