Pois é, meu amigo... a Física simplesmente ainda não explica isso por inteiro. Por que? Porque não, ué. Ainda não conseguiram estudar o suficiente para tirar conclusões concretas. Não se sabe muito além de que uma onda de rádio é uma onda eletromagnética propagada por uma antena.
As ondas de rádio têm diferentes freqüências e, ao sintonizar um receptor de rádio em uma freqüência específica, é possível captar um sinal. Está feita a fuzarca!
Ao colar o ouvido no rádio, durante a transmissão de um jogo que só assiste quem paga Pay-Per-View, o locutor anuncia: "você está ouvindo a 97.5 FM WYX Rock 'n Roll". E é aqui que ele explica a radiodifusão! São os sinais, só não os vê quem não quer!
Magnífico! Isso quer dizer que você está ouvindo uma estação de rádio transmitida por um sinal FM na freqüência de 97.5 MegaHertz, com as letras WYX atribuídas pela FCC (no nosso caso, a ANATEL). MegaHertz significa "milhões de ciclos por segundo" (unidade de medida de freqüência). Então "97.5 MegaHertz" significa que o transmissor da estação de rádio oscila numa freqüência de 97.500.000 ciclos por segundo!
Sua rádio FM (frequência modulada) pode sintonizar esta frequência específica e receber o sinal de uma estação. Todos as estações FM transmitem em uma banda de frequência entre 88 e 108 MegaHertz. Esta banda do espectro eletromagnético é utilizada somente para transmissão de rádio FM.
Já a rádio AM é confinada em uma banda que vai de 535 a 1.700 KiloHertz (Kilo significa "milhares", então seriam 535 mil até 1.700.000 ciclos por segundo). Se o locutor de uma rádio AM (amplitude modulada) diz: "esta é a AM 680 WPTF", quer dizer que é uma estação de rádio transmitindo sinal AM em 680 KiloHertz e com as letras WPTF atribuídas pela FCC!
Barbadinha, huh?
Nenhum comentário:
Postar um comentário